Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

VÁRZEA: SOL, ÁGUA FRESCA E UMA PITADA DE MUITO SABOR...



VÁRZEA: SOL, ÁGUA FRESCA E UMA PITADA DE MUITO SABOR...
Autor: João Maria Ludugero.

Incrivelmente feliz, lá estou
Deitado na rede de algodão cru
Ou seria numa rede de sisal, pouco importa,
Só sei que me sinto ali, relaxado,
A espreguiçar-me no alpendre
Da antiga casa do Vapor
De seu Zuquinha...

Observo a paisagem varzeana, ao longe,
Vejo, por inteiro, a minha cidade da cultura
Ouço tua voz, menina nativa, mulher varzeana,
Deito-me no teu colo aconchegante,
Dispo-me de toda e qualquer tristeza,
E mergulho nesse santuário da paz infinda!

Piso na areia fina ali na margem do rio Joca;
Retrato a simplicidade do pé na areia, descalço,
Descanso a mente, o espírito e o corpo voa,
Relaxo o todo, passo a passo, à toda parte,
Reacendo os ânimos, alongo-me, deveras,
Busco a energia necessária, em cada recanto,
Em cada refúgio, em cada Retiro de seu Olival
Atiro-me, sem medo de nenhum pesadelo,
Uma vez que me sinto em casa.

E a combinação é perfeita
Seja para afastar todo estresse,
Sem contar com o festival
De sabores irresistíveis
Que só há naquele lugar.
Seja da velha e boa comida caseira,
Dos puros ingredientes da cozinha varzeana,
E dali já se perfaz em motivo
Tanto suficiente para atrair
E aguçar todo tipo de paladar, de fato.

Seja da carne-de-sol às tapiocas, que delícia!
Passando por frutas como umbu, cajá, manga e siriguela,
Entre tantas opções que enchem os olhos da gente
e aguça até mesmo ao paladar mais exigente...
Isso tudo acontece na minha Várzea das Acácias.

Ela tem uma variedade de petiscos, sem igual,
Ela possui grande leva de frutos coloridos,
Cheiros, aromas e ingredientes picantes:
Uma verdadeira festa para os sentidos,
Um verdadeiro pitéu exposto em farta mesa.

Isto sim é que dá gosto de viver, de sentir,
De amar essas coisas por mais simples
que se nos apresentem, de súbito,
Porque a vida é feita disso,
De toda simplicidade
De tanta beleza que limpa a vista,
Que nos faz sentir donos do mundo!

Várzea é de um encanto que a tantos cativa,
Recanto de paz verdadeira, genuína, legítima,
Que retumba, que ecoa aos quatro cantos...
Assim é a minha Várzea de Antonio Coelho,
Assim é a minha Várzea de Otacília Marreiros,
Assim é a minha Várzea de dona Santina de Ocino,
Assim é a minha Várzea de tanta boa-gente,
Assim é a minha terra da felicidade!
Share
Banner

Beto Bello

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.